terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O livro do mês! O primeiro de 2011!!!


As Crônicas de Nárnia
Por Anderson Fontes!

Olá a todos! Ano novo começando – sim, porque ano novo só começa depois das férias de verão! E passou da hora de movimentarmos nosso Clube do Livro. O leão continua aí ao lado, sinal de que continuo lendo As Crônicas de Nárnia – lendo, é claro, a coleção completa. E não é algo que mereça ser lido rápido, deve ser saboreada aos poucos. Cada nova crônica de C. R Lewis é um encanto – literalmente! Não é por acaso tantas coincidências entre o C R. – Lewis e o J.R – Tolkien, amigos e admiradores mútuos. Ainda fui presenteado na edição que adquiri de As Crônicas de Nárnia com um artigo de C.R Lewis ensinando acerca da arte de escrever para crianças e tratando – fantástico, das teorias de J.R Tolkien e Jung. Não fui o primeiro e não serei o último a dizer e concordar que C.R Lewis – com As Crônicas de Nárnia, e J.R Tolkien – com o Senhor dos Anéis, revolucionaram a forma de escrever, sobretudo os contos de fadas, e tudo daí em diante tem uma inspiração maior ou menor destes dois mestres. Especificamente quanto a C.R Lewis, fiquei ainda mais fascinado quando um amigo apresentou-me as semelhanças entre As Crônicas de Nárnia e a história do cristianismo: Aslam e o Leão da Tribo de Judá, o véu do templo que se rasgou ao meio e a pedra que parte para trazer de volta à vida um inocente que morria pela culpa alheia, e muitos outros ingredientes que vão aumentando meu prazer de ir caminhando pela narrativa. Assisti apenas um dos filmes: O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Só vou assistir os demais quando concluir os livros e aconselho o mesmo, isso porque quebra o brilho da história que é, detalhe por detalhe, narrada como no livro. Fica aí minha sugestão: As Crônicas de Nárnia é uma excelente leitura para começar 2011! E é claro, eu volto aqui quando terminar a leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário